sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Não será uma invasão farroupilha.

Não se preocupe quando na próxima terça-feira você ver os gaúchos do CTG Fazenda Silva Neto aqui na escola. A visita faz parte de projeto do EMI para a Semana Farroupilha e o Dia do Gaúcho.


 Por que comemorar o dia do gaúcho?
O Movimento Tradicionalista Gaúcho, cuja formatação contemporânea remete a escolta dos restos mortais de Davi Canabarro em 1947, tem agregado dentro de seus CTGs famílias de diversas configurações e de todo o mundo. Quem visita os espaços ligados ao movimento encontra crianças, adultos e idosos embebidos de uma mística de companheirismo que não se apresenta em outros espaços da sociedade atual.
Com uma organização que inclui congressos e diretrizes bem formuladas, consistiu-se em movimento social e hoje tem presença em lugares distintos ao redor do globo terrestre. A simbologia e o vocabulário próprio com certeza chamam a atenção, mas são as manifestações folclóricas e artísticas e principalmente os fundamentos rezados pela Carta de Princípios aprovada no VIII Congresso Tradicionalista do MTG-RS.
Esse movimento social possui entidades na região do Vale do Rio Tijucas, contudo é a intensa migração de pessoas do estado do Rio Grande do Sul para a cidade de São João Batista (onde fica a escola) que vai chamar a atenção da comunidade escolar para a necessidade de promover estudos desse grupo social que tem espaço garantido na caracterização da população local da cidade.
Entre os integrantes do Ensino Médio Inovador também há destaque para a cultura gaúcha. Foi realizada pesquisa no grupo do EMI via Facebook e constatou-se que cerca de um terço do alunos afirmam ser gaúchos ou ter origem gaúcha. Nesse sentido é mais do que conveniente que uma escola que procura respeitar a diversidade em suas diversas formas e busca resgatar valores familiares de cooperação e respeito ao próximo, procure trazer a discussão o Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Nenhum comentário: