Nos dias 14 e 19 de maio os alunos das segundas séries do Ensino Médio
realizaram uma saída de campo no Centro Municipal de Educação Ambiental Escolado Mar localizado no município de São José na grande Florianópolis, para
desfrutarem das atividades de Educação Ambiental oferecidos pela instituição, a
aula de campo foi planejada com o intuito de complementar os assuntos da disciplina
de Geografia já trabalhados em sala de aula, os recursos hídricos do Brasil
O instituto dispõe de um barco escola para realização das atividades
educativas, que são focadas na observação dos ecossistemas costeiros e marinhos
da Baía Norte de Florianópolis.
Durante o percurso os alunos tiveram uma aula que abordava as
características físicas, químicas, biológicas e geológicas do ecossistema MANGUESAL.
MANGUESAL:
Encontrado em vários pontos do litoral brasileiro, o manguezal é um bioma
costeiro de transição, que se localiza entre o ambiente terrestre e o ambiente
marinho. É um ecossistema que está associado a margens de baías, enseadas,
barras, desembocaduras de rios, enfim, onde há encontro das águas doces de rios
com as águas do mar. Esse encontro de águas provoca um acúmulo de partículas
orgânicas, e a formação de áreas alagadas com fundo lodoso, salobro e mal
arejadas. (Por Paula Louredo).
Os Manguezais são considerados os berçários dos Oceanos, várias espécies
marinhas utilizam este bioma para se reproduzir, a Tainha peixe muito apreciado
na culinária do Litoral Catarinense, e o camarão são exemplos de espécies que se
reproduzem nos Manguezais.
Durante a saída de campo observou-se que a região é Urbanizada, á água do
Canal já apresenta resquícios de despejos de esgotos irregulares, e que os Mangues
estão sendo aterrados pela Construção Civil. As áreas marinhas da região estão
totalmente inseridas no Meio Urbano.
Com a saída de
campo os alunos tiveram a oportunidade de se aproximarem de assuntos que quando
trabalhados apenas em sala de aula ficam muito distante e com pouca apropriação
do conhecimento, e no caso refletir sobre o mau uso dos recursos hídricos.
É nos jovens e
adolescentes que precisamos despertar uma consciência ambiental, as próximas
gerações precisam adotar novos hábitos para poderem continuar sobrevivendo,
terão que desenvolver estratégias para um desenvolvimento sustentável, se não,
enfrentarão um quadro de escassez de água, falta de alimentos, enchentes e etc" (Aluno participante).
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