terça-feira, 3 de junho de 2014

Visita a Escola do Mar



[Professora Mayara Paschoal
 
Nos dias 14 e 19 de maio os alunos das segundas séries do Ensino Médio realizaram uma saída de campo no Centro Municipal de Educação Ambiental Escolado Mar localizado no município de São José na grande Florianópolis, para desfrutarem das atividades de Educação Ambiental oferecidos pela instituição, a aula de campo foi planejada com o intuito de complementar os assuntos da disciplina de Geografia já trabalhados em sala de aula, os recursos hídricos do Brasil





O instituto dispõe de um barco escola para realização das atividades educativas, que são focadas na observação dos ecossistemas costeiros e marinhos da Baía Norte de Florianópolis.
Durante o percurso os alunos tiveram uma aula que abordava as características físicas, químicas, biológicas e geológicas do ecossistema MANGUESAL.
 
MANGUESAL: Encontrado em vários pontos do litoral brasileiro, o manguezal é um bioma costeiro de transição, que se localiza entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho. É um ecossistema que está associado a margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, enfim, onde há encontro das águas doces de rios com as águas do mar. Esse encontro de águas provoca um acúmulo de partículas orgânicas, e a formação de áreas alagadas com fundo lodoso, salobro e mal arejadas. (Por Paula Louredo).
 
 
 
Os Manguezais são considerados os berçários dos Oceanos, várias espécies marinhas utilizam este bioma para se reproduzir, a Tainha peixe muito apreciado na culinária do Litoral Catarinense, e o camarão são exemplos de espécies que se reproduzem nos Manguezais. 
Durante a saída de campo observou-se que a região é Urbanizada, á água do Canal já apresenta resquícios de despejos de esgotos irregulares, e que os Mangues estão sendo aterrados pela Construção Civil. As áreas marinhas da região estão totalmente inseridas no Meio Urbano.
Com a saída de campo os alunos tiveram a oportunidade de se aproximarem de assuntos que quando trabalhados apenas em sala de aula ficam muito distante e com pouca apropriação do conhecimento, e no caso refletir sobre o mau uso dos recursos hídricos.
              

"No dia 19 de maio fomos bem próximo da ponte Hercílio Luz. Neste mesmo dia foi possível avistar uma família de golfinhos nas águas do Canal.

É nos jovens e adolescentes que precisamos despertar uma consciência ambiental, as próximas gerações precisam adotar novos hábitos para poderem continuar sobrevivendo, terão que desenvolver estratégias para um desenvolvimento sustentável, se não, enfrentarão um quadro de escassez de água, falta de alimentos, enchentes e etc" (Aluno participante).

 

Nenhum comentário: