sábado, 7 de março de 2015

                                                                                                                               

Morrer de sede bebendo água?!


                Um belo dia de verão, você no mar com mais uma multidão de desconhecidos, e o inevitável acontece: você toma um gelado gole de água do mar, recheada de sais, microrganismos, um pouco de esgoto e se for realmente azarado, xixi da pessoa do lado. Mas mesmo sabendo dessa combinação de gosto horrível, em um momento de desespero e sede alguns tentam saciar a sede com um belo gole de água do salgada.
               
                O que isso tem de mais? Tudo. Não só faz mal, como mata. A água do mar tem uma concentração de 4% de sais enquanto nosso sangue de apenas 0,9%, e isso causa pela osmose, um processo natural, a solução mais concentrada tende a puxar a água da solução menos concentrada para tentar chegar a um equilíbrio. Acontece então que você retira água do corpo para diluir a água do mar no seu estomago e intestino, causando diarréia e desidratando o corpo.
                A verdade é se você beber um golinho de água enquanto nada no mar, você não vai morrer, mas vários goles podem colocar sua vida em risco.
                Mas ficou a deriva? Perdido no meio do mar sem perspectiva de salvamento rápido?

ÁGUA DA CHUVA

A água da chuva costuma ser a salvação dos náufragos: no mar as chuvas são mais abundantes que em terra firme e, longe dos centros urbanos, a água da chuva é quase pura. Para captá-la, faça um reservatório usando uma lona ou qualquer tecido impermeável, uma capa de chuva, por exemplo

ÁGUA DO MAR

Coloque água salgada até a metade de um recipiente e cubra-o com um pedaço de plástico. Depois de um tempinho você notará que o plástico estará cheio de gotinhas - essa água não tem sal. Chupe as gotas e repita o processo, se possível com vários potes. Tá certo que é pouca água, mas esse líquido pode te salvar...


Nenhum comentário: