terça-feira, 9 de abril de 2013

A Pintura Perfeita



Se eu pintasse a pintura perfeita... Não só nela se veria o harmonioso céu azul como plano de fundo em minha tela, destituído de qualquer fumaça tóxica, mas sim, nela estariam impressos os saudosos raios de sol, invisíveis a minha aquarela, porém os mesmo raios de sol que iluminam os traços da minha pintura.

Se eu pintasse a pintura perfeita... Não só nela se veria a imponente montanha verde, erguendo-se altiva em divida com o céu azul, sem qualquer vestígio de queimadas em meio à vegetação, mas sim, gostaria de registrar com a minha aquarela os inquietos ribeirões descendo incessavelmente sob a mata fechada até repousarem serenos em seus próprios leitos, insistentemente inalcançáveis.

Se eu pintasse a pintura perfeita...Não só nela se veriam as pequenas e tortas casinhas de madeira, formando uma camada extra sobre a montanha, pendentes em seus próprios alicerces, agora tão cheias de cupins quanto um dia foram de sonhos, mas sim, gostaria de registrar com a minha aquarela todas as histórias que a casa teria para me contar, de todas as vezes que seu solo abrigou e suas paredes deram segurança aqueles que fugiam das intempéries do tempo.

Mas se eu realmente pintasse a pintura perfeita, não só a figura daquelas pessoas apressadas que passavam diariamente em frente às casinhas estariam registradas em minha obra. Eu, enquanto pintor, poderia facilmente captar suas expressões e eternizá-las em minha pintura: cada sorriso, cada choro, cada testa franzida. Mas o que eu não poderia jamais transcrever em minha tela seriam os reais motivos de estarem sorrindo, de estarem chorando ou de estarem com as testas franzidas. Nem seus motivos, nem suas ideias. Nem seus propósitos ou seus ideais, nem seus conflitos ou aflições, nem seus medos ou desejos mais profundos, pois este poder... a minha aquarela não tem.

Este é um intertexto produzido pelo aluno Gabriel Henrique de Castro Ricardo, da 2ª III do Ensino Médio nas aulas de Língua Portuguesa, com base em dois textos da poeta Cecília Meireles: “Se eu fosse um pintor” e “Dias Perfeitos”.

Nenhum comentário: